10 de junho de 2012

A minha família française

Ora aqui a Turtle tem, como 90% da população portuguesa, família em terras francesas. Mas digo-vos, não param de me surpreender... senão vejam:

- Segundo os meus pais, uma das primas (honestamente não me lembro de qual, eles são mais que as mães) voltou a Portugal 6 meses depois e sai-se com a seguinte pérola "Ah, como é que se diz isso? Já não me lembro!!" ao que a minha mãe responde "Diz-se frigorífico...-.-' ". De notar que não era uma priminha de 5 anos, mas uma mulher mais que feita. Ah e uma em cada 4 palavras era "Voilá!".

- Há uma outra prima que, quando nos mudámos de casa há 12 anos, convidamos gentilmente (ok, não foi tão gentilmente porque a minha mãe não vai com a cara dela, mas tinha de ser) para vir jantar cá a casa numa das viagens que cá fez. Olhou para tudo com um ar de "que porcaria" e o único comentário que teceu foi "O quê, não tens o forno encastrado?!?! Lá na França isso já nem se usa assim!!". De notar que a minha casa é bem bonita e bem decorada, e viemos depois a saber, por outra parte da família, que a casa dela era basicamente um corredor estranho e que não tinha forno encastrado coisa nenhuma. Ah e aquilo é gente mais fatela que eu sei lá o quê, quanto mais françaises, mais pirosos.

- Toda a família tem a sua gente maluca. Como se não bastasse os de cá, também exportamos maluquice para lá. A quantidade de histórias mirabolantes daquela gente dava para encher um livro de 500 paginas com letra tamanho10.

- Uma das minhas primas mais novas chama-se Cindy. Isto eu nunca vou conseguir ultrapassar, porque para além de ser nome de boneca de plástico, para mim será sempre o nome da cadelinha da minha tia. O irmão dela teve ainda menos sorte, porque herdou o nome do pai, Hilário (acho que é isso... se não é, é um nome ainda pior que a minha memória bloqueou). Mas toda a gente lhe chama Jimmy, go figure. 

- A mãe dessa minha priminha tem, na sua foto de perfil do facebook, nada mais, nada menos que a foto do Cristiano Ronaldo. Seria de se pensar que a senhora andou a tomar androgéneos e masculinizou os traços, mas não, ela é só extremamente patriota. Mas não deixa de ficar estranho ver o nome "Célia" e depois a foto do CriCri.

- Mas ao menos a senhora do Ronaldo ainda ensinou português aos filhos. Já outra, que eu não sei exactamente qual o grau de parentesco que tem com ela, tem dois filhos bem mais velhos que não sabem uma única palavra de português. Resultado: há uns 2 anos vieram cá e pareciam uns atrasados (um deles acho que é mesmo, coitadinho, mas parecia fofinho), e devem ter apanhado a maior seca da vida deles. Era mais fácil quando eu e a filha do casal, há mais de 10 anos atrás, nos entendíamos por gestos. Ainda me lembro de a tentar demover de ir ao banho no parque de campismo já depois das 7 e meia da tarde, quando já estava um tempo de caca e os balneários estavam a ficar apinhados. Sim, eu andava também com um bloquinho para lhe explicar as coisas por desenhos. Também me lembro que ela tinha uma maneira estranha de calçar as meias, só calçava a planta do pé, o calcanhar ficava de fora. Nunca percebi porquê, mas achei que não valia a pena contrariar gente doida.

- Parece que a menina das meias se casou, precisamente no dia de anos do meu pai. Vi as fotos do vestido e só me fez lembrar o vestido que a minha tia usou no casamento dela, há mais de 15 anos atrás. Lá está: viver na France não é sinal de moda avant garde.

Basicamente, daquela gente toda, gosto de uns tios, mais velhos, que são uns amores de pessoas. (Vá, a familia CR7 também é simpática, um bocadinho burgessos, mas simpáticos).


E é por isto que eu nunca fui a França.

8 comentários:

marinecoe disse...

Não suporto emigrantes franceses :) sorry, não quero de modo algum ofender os teus familiares. Mas pronto, acham se superiores em tudo :)

sapo disse...

Ah bom! Muá jádore les avecs. Quand ils retourne au portugal com les vuátures atafulhés de tralha feita na França cé bócu de joli. Mé la chose que j'aime plu cé quand ils fale le français e lá no meio se écute une bele de une caralhada.

(eu sei que isto está cheio de erros, mas é propositado!)

Turtle disse...

marinecoe, não ofendes, descansa. Acho que uma parte da minha família é o espelho disso...

sapo, fartei-me de rir! Há uns tempos li uma história qualquer de um emigrante que estava no supermercado e dizia para um miúdo "Jean Paul, viens ici"... "Jean Paul, viens ici!!" e o puto nada, às tantas diz "Jean Paul, anda cá c*r*lho!". Lindo. Mal posso esperar por Agosto para ouvir estas pérolas por mim própria XD

sapo disse...

Rir é bom! Mesmo que seja dos disparates de um sapo"

Roxanne disse...

essa do joão paulo é frequente no super lá da terra, mal entra agosto!!! insuportáveis!

J. disse...

Pá, adorei a Célia que é o Ronaldo. É de valor ;D

Tânia disse...

Como eu me ri com este post!!!

E eu a pensar que era só a minha família emigrada em França que tinha estas manias estranhas...

Tu tens uma tia célia que é o ronaldo eu tenho uma prima jessica que é o ronaldo...

Turtle disse...

sapo, :)

Roxanne, é que são mesmo! Fingem-se chiques e depois estalam a pintura toda.

J., não sei se deverei agradecer ou não lol

Tânia, ainda bem que te proporcionei uma gargalhada! Os avécs são garantia de boa disposição, já se sabe :)