24 de julho de 2011

One step back, two steps forward

E porque andamos numa de Harry Potter... inspirem-se na Fawkes
Há coisas que nunca se esquecem, por muito que vivamos. Isso é válido tanto para o bom, quanto para o mau. Há que acreditar que depois da tempestade vem azul, que talvez tenha sido assim que as coisas tinham de acontecer para permitir que outras aconteçam. Não quero parecer moralista nem estar aqui a debitar uma infinita quantidade de lugares-comuns, porque também odeio que mos digam, já estou cansada de os saber e vocês também... mas tenho para mim que, às vezes, precisamos de um valente abanão, de uma péssima notícia, para ganhar força e ter coragem de fazer o que andamos a adiar há que tempos, porque não parece fácil, porque não nos apetece, porque deve haver outra maneira menos traumática... quando na realidade, simplesmente não estamos a por o nosso coração nisso. Há que encarar uma má notícia como uma oportunidade de dar a volta à nossa vida. Porque é nas más notícias que às vezes conseguimos criar o "vazio" necessário para que entrem coisas novas e melhores na nossa vida. Podemos recomeçar sabendo que o passado já não nos pertence, já não nos serve, já não é a nossa vida. Somos nós que a construímos, mas temos de lhe dar espaço para ela existir e se reinventar. Se é preciso terapia de choque para conseguir sair daquele colchão velho, com as molas todas partidas, mas que sentimos tão familiar, então que seja. É quando as molas se partem que finalmente nos vemos obrigados a comprar um melhor e que já não nos faz mal às costas. Not everything is a setback. Sometimes you've got to take a step back in order to take two steps foward. Porque não é o que nos acontece que nos define, mas a maneira como reagimos a isso mesmo. Reinventem-se, sempre que puderem! 

P.S.: post inspirado por um bom amigo, que apesar de não falarmos assim tantas vezes, tem sempre a palavra certa a dizer. Se leres isto, vais saber que foste tu :)

6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Turtle.
Para além de, por vezes, ser necessário o tal abanão, a má notícia de que falas, tb é preciso que haja alguém que nos lembre que somos mais e melhores do que aquilo que permitimos que a vida nos vá fazendo.

Obrigado. Obrigado por me lembrares que temos a capacidade de utilizar as coisas que nos sucedem degraus para chegar mais alto e mais longe.

Turtle disse...

Obrigada por seres uma dessas pessoas que me lembra que sou realmente, mais e melhor que as pedras que me aparecem no caminho. E não tens nada que agradecer. Os degraus estão lá, só tens de ter vontade de os subir! :)

CurlyGirl disse...

Uma amiga minha disse-me um dia que foram algumas as vezes que ficou triste por pessoas especiais que ficaram para trás mas, que olhando para quem tem ao lado dela agora, pensa "se os outros não tivessem ido, eu não sei como estaria, mas este não estaria aqui de certo". Disse-me isto com um brilho nos olhos, feliz por ter tido a oportunidade de o conhecer. Eu olhei para ela, sorri e pensei na minha vida (e em outras vidas, provavelmente).

Nunca te esqueças, há sempre mais. =)

Sofia disse...

Às vezes, precisamos mesmo de abanões para abrirmos os olhos e começarmos a viver... ;)*

Turtle disse...

CurlyGirl, isto é válido não só para relações, como para outros assuntos e abanões... escrevi este texto a pensar em todos eles. Trabalho, amigos, amores e desamores, tudo cabe aqui. Mas sim, tenho que confiar que há mais e melhor à minha (vossa) espera! :)

Anónimo disse...

Mais uma vez agradeço, pelas tuas palavras simpáticas.
Um amigo há uns anos disse-me que "qualquer um é bom para ajudar o outro a ficar de pé". E olha como é verdade: não te conheço, não sei quem és e vê bem o quanto me ajudaste a passar o dia de hoje.

Obrigado! Muito!