30 de julho de 2010

Facebook - o equivalente a um voyeur à janela com um par de binóculos em punho

Há um tempo uma amiga, depois de alguma manha bem direccionada e de ter tido a sorte de me apanhar num dia especialmente acessível a pedidos que sei que me vou arrepender, lá me conseguiu convencer a fazer um perfil no aclamado Facebook. Eu que já tinha o Hi5 e não ligava patavina àquilo, ainda me fui meter numa alhada pior. Passado o flip inicial de não conseguir fazer o perfil com a foto que queria, de não conseguir fazer comentários, de centenas de erros pelos quais o Facebook pedia muitas desculpas (e eu com uma vontade de as mandar todas juntinhas para um sítio - com os devidos asteriscos), lá consegui por o estaminé minimamente em pé. Turtle Maria, o que foste tu fazer?? Primeiro achei aquilo uma confusão. Depois de perceber a confusão (acho eu que percebi!), lá fiz um quizz ou outro engraçado que mal valeu as horas que perdi naquilo. Mas pondo o par maravilha Tico & Teco em funções, percebo que aquilo é realmente melhor que ter a vida exposta num jornal gratuito. Dão-se conta de namoros iniciados, acabados, interrompidos ou moribundos, sabemos onde as pessoas estão porque insistem em colocar lá todas as 3500 fotos do sítio, comentam a noite anterior como se tivesse sido a última da vida deles(as), sabemos do que gostam, do que não gostam, se têm muitos ou poucos amigos, onde vivem, caramba só falta dizerem "vou só ali ao WC, já volto"! Cada vez mais acho o "fb" (como diria uma amiga loira muito querida a quem prometi este post) uma invasão de privacidade permitida, onde uma alma minimamente dedicada consegue descobrir quase tudo o que quer (e às vezes o que não quer) sobre quem quiser. Para mim, aquilo só tem 5 utilidades:

1- Saber os aniversários das pessoas
2- Comentar uma foto ou outra de amigos para lhes aumentar a auto-estima e os fazer saber que não, Turtle não partiu a carapaça via atropelamento e não desapareceu do mapa
3- Ver a carinha laroca das mais recentes paixões de amigos e amigas, que isto de não ser socialite tem as suas desvantagens
4- Chamar "desaparecidos" aos amigos que já não vejo há que séculos, só para eles me dizerem que a desaparecida sou eu. Vá, até se combinam uns cafés assim, tenho de dar a mão à palmatória!
5- Jogar a umas coisas e fazer uns quizzes meio parvos quando não apetece dormir, sabendo que coçar a micose é coisa de "gajo"e Turtle não se dá a esses trejeitos.

Utilidades à parte, isto sempre dá para umas fofoquices na praia quando se tenta não ligar aos comentários que sabemos que aqueles dois tipos da frente, que pensávamos ser um parzinho mal formado de gays, afinal estão há que tempos a tecer sobre nós, os ignóbeis!

Espero que a minha vizinha, o jornal aqui do bairro, nunca se lembre de fazer um perfil. Acreditem, se fizer, o mundo vai saber a cor das vossas cuecas!


P.S.: isto das cuecas não é assim tão descabido quanto isso. Coloquem no Google a palavra "facebook" e verifiquem quantas fotos vos aparecem de meninas com a lingerie mais à vista do que desejariam. Já fizeram? Agora imaginem o olhar escandalizado aqui da Turtle quando tentava apenas encontrar uma inocente imagem para ilustrar o post :)

1 comentário:

S* disse...

Eu gosto dos joguinhos... ponto.